terça-feira, 26 de março de 2013

Posted by Marcelino Paulo Ferreira Posted on 09:24 | No comments

Semana Santa, da Quaresma até à Páscoa

Eis-nos diante do itinerário dramático de Jesus Cristo, nosso Salvador: desde a entrada em Jerusalém até à deposição no sepulcro. Em tudo, o Pai confirma o Filho na missão; e o Filho cumpre-a. Façamos nossa a prece da Igreja: «Aumenta a fé daqueles que esperam em ti, Senhor».
Somos convidados a guardar os ensinamentos da Paixão de Jesus Cristo para tomar parte na sua Ressurreição. O que é que significa «guardar os ensinamentos da Paixão»? Significa deixar-se iluminar pelo Servo humilde que se une totalmente ao Pai: «Não se faça a minha vontade, mas a tua». Escutemos. Contemplemos. 
Como vou acompanhar Jesus Cristo durante esta Semana Santa? 
Este ano, Ano da Fé, vamos celebrar com maior devoção e interesse este mistério admirável da nossa fé: a Paixão e a Ressurreição de Jesus Cristo. Quando celebramos a Eucaristia, no memorial da Última Ceia, uma das aclamações previstas no Missal é: «Mistério da fé para a salvação do mundo!». E toda a assembleia proclama: «Glória a Vós que morrestes na Cruz e agora viveis para sempre. Salvador do mundo, salvai-nos. Vinde, Senhor Jesus!». 
É importante recuperar o sentido profundo do mistério da fé que celebramos e que vamos contemplar detalhadamente ao longo da Semana Santa. 
No contexto da vida e da história humana, unidos a todos os que sofrem, nestes tempos dolorosos e difíceis, querendo também partilhar todos os esforços nobres e valiosos que sempre surgem neste nosso mundo, celebramos o caminho de Jesus Cristo, a sua entrega por amor até à morte e ressurreição, que é para nós promessa de vida para sempre com Deus. 
Esta é a nossa fé! «Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, [...]. Por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras». 

Procuremos ler o evangelho segundo Lucas, capítulos 22 e 23. Em casa. Individualmente ou em família. Com calma. Ao longo destes dias da Semana Santa. Com confiança. Dispostos a acolher a salvação como um dom de Deus.

© Laboratório da fé



Categories:

0 comentários:

Enviar um comentário