segunda-feira, 18 de março de 2013

Posted by Marcelino Paulo Ferreira Posted on 11:48 | No comments

Quinta semana da Quaresma

— Quinta Semana da Quaresma [no Ciclo C de Cortés (RD-Herder)] —


Jesus ensina a perdoar


O perdão como instrumento principal 

do trabalho evangelizador


Jesus salva uma mulher adúltera do apedrejamento (DOMINGO: «Ninguém te condenou? [...] Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar»). E afirma que não veio para julgar ninguém, mas para ser luz (SEGUNDA: «Eu sou a luz do mundo. Quem me segue [...] terá a luz da vida»). Talvez porque recorde que a sua própria mãe poderia ter sido acusada de adultério (TERÇA: «Antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida»).
Os seus inimigos não aceitam ser tratados como filhos do adultério (QUARTA: «Nós não somos filhos ilegítimos»), uma vez que lhes diz que não sabem quem é o pai deles (QUINTA: «Vós não O conheceis»); com tudo isto, no fim quem corre o risco de ser apedrejado é Jesus (SEXTA: «Agarraram em pedras para apedrejarem Jesus»), pois já estão decididos a matá-lo (SÁBADO: «A partir desse dia, decidiram matar Jesus»). Assim o farão na próxima semana!
Por tudo isto, ficam claras duas atitudes: a de Jesus (e dos seus discípulos), que identificamos com o perdão; e a dos que não são como Jesus, que relacionamos com a violência e a intransigência.
Esta semana falaremos de perdão.

Não nos mandam julgar as pessoas, mas a transmitir-lhes a mensagem da bondade de Deus e do seu Reino. Nesta semana, tentaremos aprender a utilizar o perdão como instrumento do nosso trabalho evangelizador.

© José Luis Cortés — El ciclo C, Herder Editorial 
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2013
— a utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor —


Categories:

0 comentários:

Enviar um comentário